DIGITO   Livraria  :  Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Formação  
 
  Digito por email
Receba gratuitamente indique o seu email
 
  Links relacionados
Electric Shoe Company

Windup Radio

 
  Pub
 
  Pesquisar
 
Apoio Clix

Símbolo de Acessibilidade na Web
  T E C N O L O G I A Índice   Notícias   Artigos
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

  29/06/2000 - Rui Guerra Enviar por email   Versão impressora
Botas geram energia eléctrica
 
  O famoso inventor do Windup Radio, rádio que funciona a energia solar e eólica, acaba de apresentar o seu mais recente invento: um par de botas que, segundo o seu inventor, irá transformar a energia do caminhar em energia capaz de carregar baterias de vários equipamentos, como telemóveis ou computadores portáteis.

Aproveitando o facto de estar a participar numa campanha de angariação de fundos para campanhas de desminagem em África - onde irá percorrer, a pé, 100 milhas no deserto africano - Trevor Baylis irá testar o seu novo invento.

Em teste estão dois tipos de tecnologia diferentes. Baylis está a utilizar um par de botas em que as solas são feitas de material pizoeléctrico, constituído por um conjunto de cristais que gera energia eléctrica sempre que comprimido. Um companheiro seu, John Gratham, utiliza outro par de botas que tem integrado na sua sola um pequeno dínamo, semelhante ao utilizado nas luzes das bicicletas, que também gera energia eléctrica ao embater com o solo. Baylis espera que, com alguns melhoramentos, as botas sejam capazes de produzir entre um e três watts de energia.

Após o período de teste, Baylis pretende comercializar os seus inventos, tendo criado a Electric Shoe Company. Alguns sectores militares britânicos e norte-americanos já demonstraram interesse nestes inventos, dado que uma das barreiras que têm que suplantar é a dificuldade em abastecer as tropas de baterias ''frescas'' para os seus equipamentos de telecomunicações.

< Notícia anterior
Real Networks e Nokia fazem acordo
Notícia Seguinte >>
Vídeo gravadores para DVDs


Cartoon  :  Opinião  :  Fórum  :  Primeira página  :  Voltar ao topo  
Tecnologia  :  Software  :  Jogos  :  Caderno  :  Web  :  Livraria  :  Formação